6 trilhas no DF para fugir da rotina e curtir a natureza com a família
Ao longo de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, momentos em contato com a natureza tiveram sua importância ressignificada. Vivências em parques, áreas verdes ou, até mesmo, em praças, tiveram que ser reduzidas para conter a contaminação com a doença. Ainda assim, existem opções seguras e capazes de divertir a família em um dia ensolarado ao ar livre, como é o caso das trilhas.
Caminhar pelos trajetos existentes no Distrito Federal em meio à natureza une exercício físico e lazer. A modalidade é democrática e pode ser feita por qualquer pessoa, desde que verificada as características da saúde e do trajeto, que costuma ser dividido em três níveis: leve, moderado e difícil.
Segundo a servidora pública Jussiara da Silva, de 30 anos, o praticante precisa começar por baixo e ir elevando o nível de dificuldade conforme for adquirindo conhecimento. Desde 2014 na modalidade, ela é conhecida como JuTrekker e fundou o projeto Trilhas pelo Mundo, no qual o objetivo é conhecer mais de 50 caminhos por todo o globo, além do clube Trilheiras de Brasília, exclusivo para mulheres.
“As trilhas são opções viáveis para fazer com toda a família, com crianças de 2 anos e até com idosos. Um bom exemplo é a Flona, que várias quilometragens para rodar a pé ou de bicicleta”, explica Jussiara.